Shiba Inu – Aprenda mais sobre essa linda raça japonesa

Curiosidades - Dicas Úteis Para Seu Pet & Bebê Animal...

Shiba Inu, aprenda mais sobre essa linda raça japonesa, certamente se você já viu um cachorro desses se apaixonou de primeira vista né verdade?

Eu sei o que você passou, pois eu também me apaixono toda vez que vejo um por ai, é de fato uma raça realmente linda e diferenciada, a estética é realmente incrível.

Basicamente essa raça é confundida com outras raças de cães japoneses como o Akita Inu por exemplo, contudo há algumas diferenças, principalmente no tamanho.

Em nosso artigo de hoje acredito que você vai sair daqui mais apaixonado por essa raça, com excessão do preço de uma filhote claro, afinal de contas ele não é barato não.

Portanto, seja bem vindo a mais um artigo incrível sobre as raças de cachorro que existem no mundo, e nosso objeto de fala hoje é o Shiba Inu.

Leia também: Os Animais Selvagens Mais Incríveis da Natureza – Confira Aqui

Shiba Inu – A história

Em primeiro lugar, o Shiba tem registros de aparições desde 300 a.C, isso mesmo, é muito antigo.

Sendo assim, é uma das raças mais VELHAS do oriente, há pesquisadores que afirmam que o Shiba existe a mais de 3 mil anos a.C.

Em segundo lugar, o Shiba com certeza era utilizado em caça, pois conseguia acessar locais difíceis como montanhas e colinas remotas.

Por certo a sua resistência lhe conferiu uma certa popularidade, mesmo sendo pequeno e fofinho.

No ano de 1936 o Shiba Inu foi declarado um tesouro nacional no Japão, tal qual o Akita Inu, contudo na 2ª Guerra uma doença quase extingue a raça.

Para que a raça não acabasse, pesquisadores e criadores cruzaram as 3 espécies das raças da época, são elas:

  • Shinshu Shiba
  • Mino Shiba
  • Sanin Shiba

Por certo valeu a pena, pois a raça Shiba sobreviveu e chegou até nossos dias com muita saúde e fofura.

Shiba Inu – Aprenda mais sobre essa linda raça japonesa – Características

Em primeiro lugar, o Shiba já nos chama a atenção pela sua aparência de raposa, físico musculoso, no entanto é de pequeno porte quando comparado aos demais Spitz.

Sendo assim, o que mais encanta nesse cão são os olhinhos pequenos, pelo super macio e aspecto fofinho.

Em segundo lugar, a uma série de características bem interessantes dessa raça como:

  • Alerta
  • Ágil
  • Brincalhão
  • Cão de guarda
  • Desconfiado com pessoas estranhas
  • Carinhoso
  • Leal

O Shiba possui uma personalidade muito forte e decidida, costuma ser atrevido e independente, sendo assim é necessário adestramento para melhorar o comportamento.

O Shiba possui uma pelagem lisa e com cores intensas tais como:

  • Vermelho (Castanho com um rico tom avermelhado)
  • Preto e marcas bem definidas em tons de castanho e sésamo
  • Pelos com pontas pretas e fundo vermelho

Portanto, os japoneses usam o termo urajiro que se trata de um tom esbranquiçado nas bochechas e nas laterais do focinho do Shiba Inu.

Há outras cores que o Shiba ostenta como um creme por exemplo, muito embora não seja uma coloração padrão da raça.

Entretanto não é reconhecida como cor oficial dessa raça.

O temperamento do cão da raça Shiba Inu

Em primeiro lugar, o Shiba é um cachorro sempre alerta, fazendo com que seja um excelente cão de guarda.

Na verdade é muito brincalhão e sempre bem humorado, contudo possui uma das personalidades mais fortes dos cachorros japoneses.

O Shiba é uma raça um pouco difícil de ser adestrada, é necessário um pouco de paciência, contudo é uma raça muito inteligente diga-se de passagem.

Em segundo lugar, o Shiba Inu é considerado teimoso, porém é na verdade seu temperamento que o torna assim, logo, é uma característica da raça.

Quem possui um Shiba já sabe que ele é possessivo com as coisas tipo:

  • Brinquedos
  • Vasilhas de água e comida
  • Cama
  • Poltronas na casa
  • Sofás
  • Etc…

O Shiba toma conta de tudo e acha que é tudo dele, sim, é um cachorro egoísta, isso é natural da raça, é preciso treinamento desde bem jovem para reparar isso.

Shiba Inu – Aprenda mais sobre essa linda raça japonesa – Como o Shiba se comporta com crianças e outros animais?

Em primeiro lugar gostaria de te dar os parabéns por estar pesquisando sobre esse assunto, isso é prova da sua responsabilidade com sua família.

Finalmente vamos saber mais sobre o comportamento do Shiba, que diga-se de passagem é muito brincalhão com crianças e se dão muito bem com elas.

Em segundo lugar, o Shiba é igual qualquer outro cão que se sente independente, ou seja ele vai precisar passar por um breve treinamento de socialização.

Isso vai fazer com que os riscos de incidentes diminua radicalmente e o pet seja mais gentil ainda com suas crianças e outros pets.

Muito embora o Shiba seja extremamente possessivo com seus objetos e partes da casa, contudo um bom adestramento poderá diminuir esse comportamento hostil.

Em suma, há algumas coisinhas que é bom que sejam evitadas para não ocorrer nenhum tipo de ocorrência, veja quais são:

  • Não se aproximar enquanto ele estiver comendo
  • Respeitar o espaço do animal
  • Não se aproximar para brincar enquanto ele estiver dormindo

Será que o Shiba late muito?

Em primeiro lugar, o latido do cachorro é uma das formas mais básicas e simples dele se comunicar e avisar sobre alguma coisa que o interesse.

Dessa forma, o latido é para o cão o que falar é para o ser humano, sendo assim, o que não é normal é o cachorro latir demais da conta.

Em segundo lugar, a respeito do Shiba Inu o latido não será problema, pois é uma das raças que não latem muito.

Assim como o Akita Inu, são raças que não fazem muito barulho, logo são bem tranquilos quanto a isso.

Ou seja, o Shiba Inu costuma latir quando é de fato necessário, normalmente para avisar sobre algo, fazendo assim sua função de cão de guarda.

Veja se a raça Shiba é destruidora ou não

Em primeiro lugar, o Shiba assim como qualquer outro cachorro, pode ser destrutivo caso não seja treinado desde pequeno.

Sendo assim, pode ser que o Shiba destrua algumas peças da sua mobília sim, principalmente se for pequeno e jovem.

Em segundo lugar, caso o Shiba não receba devido treinamento o quanto antes, a tendência é que esse comportamento piore gradativamente.

Não se esqueça que o Shiba Inu possui uma das personalidades mais fortes entre os cachorros japoneses, sendo assim, é bom que o tutor tenha um pulso firme.

Portanto é necessário adestrar o Shiba enquanto é jovem, para que ele saiba quem de fato é o dono e quem manda de verdade.

Shiba Inu – Aprenda mais sobre essa linda raça japonesa – Principais cuidados com o cachorro Shiba

Em primeiro lugar, o Shiba Inu por incrível que pareça não requer muitos cuidados, falar isso até parece brincadeira, pois sua aparência não diz isso.

O aspecto fofo e traços delicado nos mostram que é um cachorro de manutenção cara e constante, porém isso não é verdade.

Em segundo lugar, antes de falar dos principais pontos a serem observados, é necessário que o Shiba possua um espaço aberto para não ficar estressado.

Sendo assim, um quintal seria uma boa ideia, para que ele possa explorar um pouco mais o ambiente e perca um pouco da energia acumulada antes da caminhada.

Finalmente vamos ver os principais pontos que essa raça de cachorro precisa de atenção:

  • As orelhas do Shiba necessitam de uma manutenção quinzenal por conta do acúmulo de cera, onde normalmente causa algum tipo de infecção, limpe-as.
  • Banho, o Shiba é limpo e sem mau cheiro tal qual os gatos, isso significa que você não precisa se preocupar com os banhos regulares, apenas 1 por mês é suficiente.
  • As unhas do Shiba precisam de aparo, caso ele não tenha um quintal com terra para gastá-las
  • Os dentes desse cão precisam ser escovados, no entanto há brinquedos de morder que podem auxiliar na tirada do tártaro que sempre se forma na dentição do Shiba
  • Os exercícios precisam ser diários, uma boa caminhada de 30 minutos por dia já é o bastante, de preferência depois das 17 horas

Em suma são essas as principais recomendações que passamos para tutores desa raça de cachorro, espero que tenha ajudado.

Quanto custa um Shiba Inu?

Essa é uma pergunta que todo mundo faz quando vê um Shiba Inu na rua com seu dono, a aparência dele realmente chama a atenção e nos deixa curiosos quanto ao preço de um exemplar da raça.

Bom, como se trata de uma raça japonesa, o preço com certeza não deve ser baratinho, isso por que um exemplar pode chegar a custar bem mais que os R$ 6.000,00 reais.

Quanto custa um Shiba Inu no Brasil?

O Shiba Inu é um cão de pequeno porte que se parece com uma raposa, o preço de um filhote de Shiba Inu é intermediário se considerado todas as raças de alto padrão.

Portanto, está girando na média de R$ 6.000,00 por filhote, certamente não é uma raça que todo mundo possa ter em casa, sem falar na mão de obra que ele oferece ao tutor.

Conclusão

Enfim, estamos terminando mais um artigo sobre o Shiba Inu, essa linda raça japonesa que encanta por onde passa, se você nunca viu um desses, não sabe o que está perdendo.

Bem verdade que não se trata de um cão comum, pois é cheio de manias e altamente territorialista com relação a outras raças de cachorro.

Contudo, não deixa de seu uma raça exuberante, seus poucos defeitos não ofuscam sua beleza estética, o que torna ele um tanto inacessível é de fato o preço.

Sem falar nos cuidados que essa raça necessita, por conta da sua origem e geografia, ele precisa de atenção em algumas áreas como temperatura corporal.

No entanto, eu acredito que a pessoa que possui grana para comprar um Shiba Inu, não vai se apertar com por menores como veterinário e pet shop.

Compartilha nossas dicas de hoje com seus amigos e a galera de sua família, acredito que o Shiba pode alegrar o dia de muita gente.