Hoje vamos fazer um Raio X no cachorro Pequinês para conhecer melhor a raça chinesa, certamente é um exemplar de pequeno porte bem curioso para ser tema de nosso estudo hoje, espero que goste.
Essa raça de cachorro de porte pequeno possui pelo menos 2 milênios de existência, há registros de ele no ano 100 d.C, portanto muitos anos atrás.
Com certeza fora criado com a intensão de servir como cachorro de companhia para as famílias nobres da antiga China.
Aqui em nosso país eles com certeza já tiveram seu lugar entre as famílias brasileiras, certamente eram chamados de cachorros de luxo.
Inicialmente pelo seu alto preço, e depois pela sua manutenção cara com tosa, ração de excelente qualidade, veterinário e etc.
Atualmente esse posto tão cobiçado pelas raças de pequeno porte foi preenchido por outras duas raças:
- Shih-Tzu
- Lhasa Apso
Portanto fica a cada dia mais difícil vermos um cachorro dessa raça, por isso escrevemos esse artigo para trazer de volta à memória esse lindo cachorro.
Quando escrevemos esse artigo, nosso intuito foi de poder trazer o que há de melhor sobre essa raça que pouca gente sabe das curiosidades sobre ela.
Leia também: Raças de Cães Fofinhas
Hoje vamos fazer um Raio X no cachorro Pequinês para conhecer melhor a raça
Em primeiro lugar, como pudemos notar, a raça Pequinês é de originária da China, e está no planeta a mais de 2 milênios.
Contudo tem perdido espaço aqui em nosso país, no entanto para reacender as boas novas que essa raça nos proporciona, vamos saber mais sobre ele aqui abaixo:
- Pequeno porte
- Altura máxima 23 cm
- Peso máximo 6 Kg
- Expectativa de vida máxima 15 anos
- Ideal para apartamento
- Intolerante a climas quentes
- Ama clima frio
- Desconfiado com estranhos, crianças e outros animais
- Não baba
- Costuma soltar muito pelo
- É bem limpinho
- A saúde é mediana
- Super inteligente
- Late muito, portanto isso pode dar problemas com os vizinhos
- Não é muito fácil de adestrar
Em segundo lugar, o Pequinês é considerado difícil de adestrar e um pouco teimoso, com tendência a ignorar alguns comandos básicos.
Isso faz com que a sua personalidade seja considerada obstinada e independente, portanto esse comportamento faz com que muita gente desista de ter um cachorro desses.
Contudo é também um cachorro considerado corajoso, ou seja, independentemente do tamanho do perigo, ele parte para cima sem problema nenhum.
Muito embora não tenha o porte adequado, o Pequinês é um bom cão de guarda, avisa com eficiência quando algo não está certo ou a aproximação de alguém.
O Pequinês costuma dar um pouco de trabalho com a saúde, portanto as doenças mais comuns nessa raça são:
- Problemas nos joelhos
- Doenças oculares
- Síndrome Braquicefálica
Conclusão
Nosso tema de hoje foi, fazer um Raio X no cachorro Pequinês para conhecer melhor a raça chinesa que está perdendo espaço aqui no Brasil para outras raças.
No meio de tantas curiosidades legais e características da raça que pudemos falar, não podemos encerrar esse artigo sem falar dos cuidados com esse cão.
Para que ele possa viver seus incríveis 15 anos gozando de muita saúde e alegria, é primordial cuidar de alguns pontos vitais para o Pequinês.
- A higiene com a pelagem
- Olhos
- Vacinas
- Orelhas
- Veterinário para realizar check-up
- Excelente alimentação
- Boa hidratação
- Serviços de pet shop como, unhas, tosa, dentes e a pele do cão
Por isso que o Pequinês é uma raça considerada cara para manter, ou seja, nem todo mundo tema a condição de manter um pet desses.
O Pequinês é proprietário de uma das pelagens mais diversificada em cores, portanto observe o acervo das principais e mais comuns de se ver:
- Cinza
- Dourado
- Duas Cores juntas (Preto, branco, cinza, fulvo e azul)
Caso você se interesse em ter um cachorro desses como seu pet de estimação, é necessário morar num local frio e desembolsar até R$ 3.000,00 Reais.
Como já dissemos antes, não é nada barato ter um desses na família, compartilha nosso artigo com mais alguém, certamente vai servir para alguma coisa.
Deixe uma resposta